Os mercados de Natal do Leste Europeu

Viajar para a Europa nessa época do ano é um momento maravilhoso para visitar os mais belos e tradicionais mercados de Natal que se espalham por diversos países.

berlim 1

Mercado de Natal na praça Gendarmenmarkt em Berlim

O inverno europeu costuma ser puxado para nós brasileiros. As temperaturas nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro tendem a ser baixíssimas por lá. Quem não gosta de frio tem que ir preparado. Mas se você estiver viajando na época do Natal, vai se encantar com os mercados natalinos mais tradicionais da história.

Tudo fica diferente nessa época. Eles capricham de verdade na decoração. E cada cidade tem as suas particularidades. Dá pra provar muita comida e bebida típica, ouvir música, assistir apresentações de dança e coral, comprar itens de decoração e pequenas lembranças. É, sem dúvida, um programão!

Apesar dos mercados serem a céu aberto, o movimento das pessoas no meio das barracas, e as comidas e bebidas servidas bem quentes, nos ajudam a suportar o frio. E toda essa vibe natalina também contribuirá para que você queira ficar um pouco mais na rua. Abaixo vou listar os mercados que visitei na Eurotrip que fiz em 2014 pra ver se vocês aninam e já comecem a planejar as férias do próximo ano! 😉

 

1. Berlim

Berlim foi a cidade onde vi a maior quantidade de mercados de Natal. Alguns tinham uma estrutura bem grande e pagavam um determinado valor para entrar. O mercado WeihnachtsZauber na praça Gendarmenmarkt é um dos mais bonitos de Berlim e, não por coincidência, fica numa das praças mais belas da cidade. Já o mercado na Alexanderplatz é mais turístico mas tem até um parque de diversões e um vinho quente delicioso.

 

2. Praga

A cidade fica com uma atmosfera mágica e as principais praças tem o seu mercado de Natal. Então não é preciso muito esforço para terminar sua noite tomando um bom vinho quente e comendo alguma especialidade culinária da República Tcheca. Os principais estão localizados na Praça da Cidade Velha (Staroměstské Náměstí), na Praça Venceslau (Václavské Náměstí), na Praça da Paz (Náměstí Míru), na Praça da República (Náměstí Republiky) e na Praça Tylovo (Tylovo Náměstí).

 

3. Viena

Viena é uma cidade suntuosa. E como as outras cidades do leste europeu também possui mercados natalinos bem tradicionais. Confesso que o tema não foi uma prioridade na minha passagem pela cidade. Por isso, recomendo o mercado Stephansplatz, que fica em torno da Catedral de Santo Estêvão. Esse mercado de Natal, no coração da Cidade Velha de Viena, conta com a exuberância de uma das mais antigas catedrais do estilo gótico europeu e oferece produtos de alta qualidade da Áustria.

viena 1

 

4. Bratislava

A capital da Eslováquia foi a grande surpresa da viagem. Às vezes me pego pensando o quão remota é a possibilidade de voltar lá um dia. Afinal, já é difícil alguém que vá até Bratislava, imagine só fazer isso duas vezes na vida. O mercado de Natal em Bratislava ocupa a praça principal (Hlavné námestie) que é, também, o coração da cidade. Sei lá, muito amor! 😍

bratislava 1

 

5. Budapeste

Última parada da viagem e depois de ir em vários mercados de Natal, os húngaros não deixaram por menos. Os mercados em Budapeste são bem movimentados e alguns trazem grandes espetáculos. Um dos mais belos acontece na praça de São Estevão, em frente à Basílica de São Estevão. Todas as noites a Basílica é iluminada com um espetacular show de luzes. Essa experiência visual arranca exclamações de todo o público ali presente. É realmente lindo!

 

6. Paris (#bônus)

Não fui a nenhum mercado de Natal em Paris (e a cidade nem faz parte do circuito do Leste Europeu como anunciado no título do post) mas a Cidade Luz enfeitada para o Natal é de cair o queixo. Tem algum período do ano em que Paris não seja encantadora?

paris 1

 

Resumindo: os mercados de Natal não tem data certa pra acontecer. Geralmente começam no final de novembro, podendo ir até os primeiros dias do ano seguinte. No geral, todos os mercados trazem algumas semelhanças. Mesmo sendo um período com forte possibilidade de nevar em várias partes da Europa, a maioria deles acontece a céu aberto. As tendas, ou barracas, são sempre casinhas de madeira. Os mercados são montados nas principais praças de cada cidade e contam sempre com um enorme pinheiro iluminado no centro. Domingo costuma ser o dia mais lotado, pois é o passeio preferido das famílias nessa época. A bebida ‘oficial’ é quase sempre o vinho quente, que é servido em grandes canecas decoradas. É imprescindível agasalhar-se bem por conta do frio. E a parte mais difícil dessa festança é decidir em qual mercado ir. 😁

Quem estiver pela Europa agora, ou tiver fotos dos mercados de Natal publicadas no instagram, use a hashtag #poltrona22 que eu vou adorar ver e compartilhar!

 

OBS.: todas as fotos foram tiradas em dezembro de 2014 e são de minha autoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s