Paris versus New York: uma batalha visual

O designer e artista gráfico Vahram Muratyan traz nesse livro um registro visual de suas experiências e andanças por Nova York e faz uma divertida comparação com a cidade onde foi criado: Paris.

Paris versus New York 01

Toda vez que resolvo fuçar na estante cheia de livros que tenho na sala, invariavelmente acabo pegando esse título nas mãos. Primeiro porque a capa é de um laranja neon que salta aos olhos. Segundo porque é um livro sobre as minhas duas cidades preferidas no mundo. Nova York e Paris. Assim, nessa ordem, eu poderia dizer.

Paris versus New York 02Ganhei de presente de aniversário em 2013, ano em que fui pra Nova York pela primeira vez. Já havia conhecido Paris também, em 2010. E ambas foram amor à primeira vista. Tanto que, por mais que tenha dezenas de lugares no mundo que eu ainda quero conhecer, sempre que possível eu volto pra elas.

O livro é cheio de comparativos entre as duas cidades. Mas se trata de um trabalho gráfico, visual e divertido. Tirando a introdução e os agradecimentos no final do livro, são só desenhos. Desenhos do artista Vahram Muratyan com as principais referências dessas duas cidades.

Foi lançado no Brasil em 2012 e, procurando rapidamente pela internet, não encontrei em estoque em quase nenhuma livraria. Uma pena, pois seria um ótimo presente de Natal. Mas o bom é que dá pra comprar usado em algum sebo ou pelo site Estante Virtual. Uma pechincha!

“Uma comparação visual amistosa entre duas cidades, feita por um amante de Paris que se perde pelas ruas de Nova York. Detalhes, clichês, contradições: Por aqui, por favor.”

Fiz umas fotos pra mostrar pra vocês como é o livro por dentro. O conteúdo é muito legal e algumas dessas imagens são as minhas favoritas do livro. Olha só:

Para saber mais sobre o trabalho do autor Vahram Muratyan, que tem origem armênia mas criado em Paris e hoje alterna seu trabalho entre encomendas para clientes famosos, como Prada, Colette, a prefeitura de Paris e o jornal Le Monde, além de seus projetos pessoais, acesse o site: http://www.vahrammuratyan.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s