Museu Rodin e seu Jardim de Esculturas

Paris é uma cidade repleta de museus. E bons museus. Dependendo da quantidade de dias que você for ficar na cidade, invariavelmente terá que escolher alguns para visitar. Conheça um pouco mais do Museu Rodin e do seu belíssimo Jardim de Esculturas.

museurodin_poltrona22

O Museu Rodin contem as obras mais significativas do escultor francês Auguste Rodin. Foi inaugurado em 1919 no Hotel Biron, local que serviu como atelier de Rodin por muitos anos e que recebeu a doação da coleção completa do artista (juntamente com pinturas de Van Gogh e Renoir que faziam parte de seu acervo pessoal) mediante a condição de transformar o local num museu que fosse dedicado às suas obras.

Cerca de 300 obras da coleção de Rodin estão expostas pelas salas do museu de arquitetura clássica e decoração rococó. A coleção completa do Museu Rodin inclui 6.600 esculturas, 8.000 desenhos, 8.000 fotografias antigas e 7.000 objetos de arte. (Fonte: Wikipédia)

Vou listar 3 obras que se destacam na minha opinião:

O Pensador

museurodin_poltrona22

O Pensador é uma das mais famosas esculturas de Rodin. É impressionante chegar no museu e dar de cara logo na entrada com essa famosa escultura. Quem não conhece essa clássica posição, não é mesmo? A escultura mostra um homem com a cabeça apoiada sob uma das mãos, que nos remete à cena de alguém refletindo profundamente sobre a vida.

Rodin fez sua primeira versão de O Pensador por volta de 1880. A versão em escala maior foi levada ao Hotel Biron em 1922 e é essa que está no Museu Rodin. Existem mais de 20 cópias da escultura em vários museus ao redor do mundo. O Instituto Ricardo Brennand, em Recife, Pernambuco, possui uma versão da obra exposta em seu acervo particular.

O Beijo

museurodin_poltrona22

O Beijo é uma escultura em mármore de Auguste Rodin. O artista teve como inspiração para essa obra seu relacionamento amoroso com Camille Claudel (saiba mais no tópico abaixo), que era sua assistente na época. Faz parte do acervo do Museu Rodin e ganha um grande destaque na sala. É linda de verdade!

A Valsa

museurodin_poltrona22

A Valsa, ou em francês  La Valse, é uma escultura de bronze, de 1905. É uma obra realmente encantadora de Camille Claudel. Camille foi ser assistente de Rodin quando tinha 19 anos e foi assim que deu início ao  tumultuado e controverso relacionamento com Rodin. Ela se tornou sua inspiração, sua modelo, sua confidente e sua amante. E por muito tempo ficou conhecida somente por conta disso.

Após terminar o relacionamento com Rodin, Camille começa a expor suas obras. Seus trabalhos iniciais demonstram bastante influência de Rodin, mas com o seu conhecimento e farta imaginação, tornou-se reconhecida por críticos como um gênio da escultura, “uma revolta contra os padrões estabelecidos para as mulheres”.

 

O Jardim de Esculturas

Rodin começou a colocar alguns de seus trabalhos no jardim em 1908, juntamente com algumas das antiguidades de sua coleção pessoal. As esculturas que foram instaladas nesses arredores naturais eram compostas, principalmente, de torsos masculinos e femininos, cópias produzidas por Rodin inspiradas no período romano ou moderno.

“A Natureza e a Antiguidade são as duas grandes fontes de vida de um artista.” (Rodin)

As primeiras esculturas de bronze foram posicionadas nos jardins antes da Primeira Guerra Mundial mas só a partir de 1993 é que elas foram regularmente limpas e tratadas de modo a preservar sua originalidade.

Hoje em dia, o museu recebe mais de 700 mil visitantes por ano. Grande parte dessa atração que o museu causa é devido aos seus belíssimos jardins, que possuem quase três hectares. Soma-se à isso a joia arquitetônica que é o Hotel Biron, com sua construção datada entre 1927 e 1932.

A entrada custa 10 euros e ele faz parte do Paris Museum Pass. Farei um post sobre esse passe para as atrações de Paris em breve.

 

Endereço: 77 Rue de Varenne, 75007 Paris, França

Metrô mais próximo: linha 13 – Varenne (150 metros de distância)

Horário de funcionamento: de terça à domingo das 10:00h às 17:45h

Site: http://www.musee-rodin.fr/en

 

img_1415

Para ler mais sobre Paris, clique aqui.

4 comentários sobre “Museu Rodin e seu Jardim de Esculturas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s