Sobre subir no topo do Copan e ver São Paulo lá de cima…

Quem é ligado em arquitetura conhece o Copan, um dos edifícios mais emblemáticos de São Paulo e a obra mais famosa do arquiteto Oscar Niemeyer na cidade. O que talvez você não saiba, é que dá pra visitar o terraço do prédio de 115 metros de altura e ter uma vista deslumbrante de São Paulo.

copan_poltrona22

O Copan foi projetado em 1951 e as suas formas curvilíneas, característica sempre presente na obra de Niemeyer, destacam-se na paisagem urbana do centro de São Paulo. Ao quebrar os ângulos retos das construções ao seu redor, criando um prédio com o formato de uma onda ou de uma letra ‘S’, Niemeyer deixa clara uma das principais intenções que tinha com a arquitetura. Esse projeto resultou em um dos principais cartões-postais da cidade.

“Não é o angulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas nuvens do céu, no corpo da mulher amada.”

Oscar Niemeyer

O prédio possui a maior estrutura de concreto armado do país com uma extensão total de 120 mil metros quadrados de área construída. Seus 115 metros de altura estão distribuídos em 32 andares, que, por sua vez, foram divididos em 6 blocos e contam com um total de 1.160 apartamentos que vão de 16 a 217 metros quadrados. Existe uma área comercial no térreo com cerca de 70 estabelecimentos. Há uma estimativa de cinco mil residentes no prédio. É quase uma cidade! Com tantas residências e estabelecimentos no mesmo local, o Copan ganhou um CEP exclusivo dos Correios!

 

As visitas são realizadas de segunda à sexta-feira, exceto feriados, em somente dois horários, às 10:30h e às 15:30h. Não é necessário agendamento prévio. Basta chegar com uns 10 minutos de antecedência. A entrada é feita pelo Bloco F, que é onde fica a administração do prédio, e só é preciso assinar o livro de visitantes e nada mais. As visitas são sempre acompanhadas de um ou mais funcionários do Copan e, infelizmente, duram apenas de 15 a 20 minutos. Ah, não precisa pagar nada não, é 0800.

O tempo lá em cima é curto mas suficiente para apreciar a cidade acinzentada de uma outra maneira. É um momento bastante emocionante pra quem gosta dessa ‘selva de pedra’ que é Sampa. Dá pra tirar fotos incríveis e ver a cidade por todos os lados, numa visão de 360º. Sem sombra de dúvida, é uma visita que vale muito a pena!

Endereço: 
O Copan está localizado no centro de São Paulo, próximo à praça da República, mais exatamente no número 200 da Avenida Ipiranga. Veja no mapa!

copan_poltrona22

Gostou dessa dica? Quer saber mais sobre São Paulo? Inscreva-se na nossa newsletter e seja avisado por e-mail sempre que tiver post novo por aqui! Siga o Poltrona 22 nas redes sociais também: InstagramFacebookPinterest e Blogs Brasil.

9 comentários sobre “Sobre subir no topo do Copan e ver São Paulo lá de cima…

  1. Que interessante, não sabia que podia fazer esta visita. Legal. Sei que revitalizaram uma parte e ficou super bacana. Vi outro dia uma reportagem sobre o alguns moradores que a-m-a-m o Copan. Hilário foi um vizinho curioso que usou o drone para conhecer o vizinho de cima, acho… rs Porque ele é todo de vidro, não é?

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s