Escadaria Selarón: parada obrigatória pra foto na famosa escada colorida do Rio de Janeiro

Encontrar um lugar pra tirar uma boa foto no Rio de Janeiro não é uma tarefa difícil. A cidade é repleta de cartões-postais. Mas descobrir uma obra super colorida como a Escadaria Selarón, no centro da cidade, é, com certeza, uma grata surpresa.

selaron_poltrona22

A Escadaria Selarón já não é novidade pra muita gente. Foi destaque em videoclipes de artistas internacionalmente conhecidos como U2, na música Walk On, e Snoop Dog com participação do Pharrell Williams na música Beautiful. Já serviu de cenário para novelas, documentários e campanhas publicitárias. Apareceu como plano de fundo em diversos ensaios fotográficos de publicações famosas. Foi divulgada para o mundo todo no vídeo promocional que apresentava a candidatura do Rio de Janeiro como sede da Olimpíadas de 2016. E tudo isso fez com que a escada de mosaicos de azulejos coloridos se tornasse uma atração turística imperdível na capital carioca.

O pessoal vai lá pra tirar foto de verdade. É muita selfie que rola. Domingo de manhã estava cheio e tinha uma fila gigante formada logo no início da escadaria pra conseguir tirar foto nos primeiros degraus. Mas o mais legal mesmo é ficar vendo os detalhes dos diferentes azulejos vindos de diversas partes do mundo.

 

 

Jorge Selarón foi o responsável pela transformação da escadaria do Convento de Santa Teresa em famoso ponto turístico do Rio de Janeiro. Artista chileno, depois de viajar por diversas partes do mundo, decidiu radicar-se no Rio de Janeiro em 1983. Morava numa casa na escadaria e, por isso, decidiu renovar os degraus que passavam em frente ao seu portão com mosaicos de azulejo. A obra foi se estendendo por todos os 125 metros de comprimento da escada e sempre esteve em constante transformação. Ele afirmava: “Este sonho louco e único só vai acabar no dia da minha morte”. As peças de azulejo eram trocadas com frequência pelo artista plástico, que as recebia de turistas e fãs do mundo inteiro. Ao todo, foram utilizados mais de dois mil azulejos, provenientes de mais de sessenta países. Em 2013, Selarón foi encontrado morto carbonizado, por razões desconhecidas, nos degraus de sua grande obra.

 

 

A escadaria está localizada entre os bairro de Santa Teresa e Lapa. Fica a uma curta caminhada dos famosos Arcos da Lapa. Pra chegar até lá de transporte público, dá pra ir de metrô até a estação da Cinelândia e caminhar uns 10 minutinhos. De ônibus, deve ser mais fácil usar os Arcos como referência. Mas é muito fácil chegar naquela região central. Dá pra ir tranquilo.

img_2108

Meu mosaico favorito! Obs.: fica no final da escada, depois da curva com a 🇧🇷

Durante o dia o movimento de turistas é bastante intenso. Os gringos dominam a parada. Você vai ouvir muito inglês e espanhol durante o percurso dos 215 degraus. É bom evitar ir lá à noite pois a região é um pouco perigosa. Ah, estacionamento de domingo não rolou. Todos estavam fechados. Mas durante a semana não deve ser difícil, pois parece ter um monte por ali.

img_2566

O início da escadaria tinha uma fila imensa pra tirar foto… não tem problema, a gente tira em outro lugar né?

Assista os vídeos que foram gravados lá enquanto a gente decide qual a próxima parada, tá bom? Abração pro cês!

 

4 comentários sobre “Escadaria Selarón: parada obrigatória pra foto na famosa escada colorida do Rio de Janeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s