Tóquio: a excêntrica Harajuku

Harajuku deve ser o pedaço mais excêntrico de Tóquio. E o mais colorido também. Por mais que a turma dos geeks se concentre em Akihabara e transforme aquele pedaço numa passarela iluminada por letreiros de neon, é em Harajuku que a verdadeira moda de rua se apresenta. É, certamente, o epicentro fashion do Japão. Onde os mais extremos estilos e culturas de moda se reúnem para influenciar as próximas tendências no mundo. Mas não é só isso, a região também oferece muitas opções de compras para os adultos e ainda conta com alguns pontos turísticos bastante interessantes. Vale conhecer!

Harajuku compreende a área ao redor da estação Harajuku, da linha JR Yamanote do metrô, entre os bairros de Shibuya e Shinjuku. Conhecida principalmente como ponto de encontro de adolescentes extravagantes, Harajuku se tornou famosa nos anos 90 devido ao grande número de artistas de rua e jovens que se reuniam por lá. Atualmente, as ruas estão sempre lotadas nos fins-de-semana, quando os mais jovens se reúnem para fazer compras e sair com os amigos.

harajuku_poltrona22

Takeshita Dori

O ponto de referência da região é a Takeshita Dori (Takeshita Street) e suas ruazinhas laterais. Ali é cheio de lojas modernas, com roupas mega coloridas e acessórios diferentões, além dos brechós e das roupas de segunda mão.

 

Logo no comecinho da rua, a poucos passos da estação Harajuku, tem uma Daiso gigantesca, que é a melhor loja pra comprar souveniers e tranqueiras do Japão. Esta é uma das maiores lojas de 100 ienes (100 Yen Shop) no centro de Tóquio, oferecendo uma ampla gama de produtos, incluindo roupas, utensílios de cozinha, alimentos e artigos de papelaria divididos em vários andares. Quase tudo sai por módicos 100 ienes (ou aproximadamente 3 reais). Se você ainda não leu as dicas que escrevi sobre a Daiso e outras lojas imperdíveis em Tóquio, veja aqui o post completo. A Daiso Harajuku funciona das 10:00h às 21:00h de segunda a segunda.

Também é na Takeshita Street que você vê as pessoas paradas na rua, dando tchauzinho pra cima, para aparecerem no pequeno telão na ‘entrada’ da rua. E dá-lhe foto e vídeo e muito post nas redes sociais. Se você tá turistando, deve fazer coisas de turista mesmo. Mas sempre com parcimônia, tá bem? 😉

harajuku_poltrona22

Flickr: Dick Thomas Johnson

Omotesando e Tokyu Plaza

Próximo dali fica a Avenida Omotesando, que é uma ampla avenida arborizada repleta de lojas luxuosas das marcas mais famosas do mundo. Por esse motivo, às vezes essa avenida é denominada como a Champs-Elysees de Tóquio.

Os grandes shoppings centers também se destacam nessa região. São suntuosos complexos que possuem uma arquitetura moderna e vibrante, de encher os olhos e esvaziar os bolsos. Vale dar uma volta por algum deles. Sugiro o Tokyu Plaza Omotesando Harajuku quem tem uma entrada espelhada incrível e um espaço verde super agradável em um terraço no 6º andar. Legal prestar atenção na disposição das lojas dentro do shopping. Elas não possuem vitrines e portas de entrada como estamos acostumados aqui no Brasil. Parecem stands de feira, com a frente aberta, uma do lado da outra. Não sei como fazem para fechar essas lojas quando o shopping fecha. Fica a dúvida! 🤔

Santuário Meiji

Harajuku vai além da cultura pop, da moda adolescente e das compras. O Meiji Jingu, um dos principais santuários de Tóquio, fica bem pertinho da estação, do lado oposto à Avenida Omotesando, em um grande oásis verde compartilhado com o espaçoso Parque Yoyogi. É um lugar muito legal para começar sua manhã de passeio pelo bairro. Tem um post inteirinho sobre o Santuário Meiji aqui no blog!

Garotas de Harajuku

A região de Harajuku tornou-se ponto de concentração de jovens de várias tribos e estilos e criou desde muito tempo atrás uma tendência fashion que causa furor no Japão, principalmente pra quem está visitando o país. O que torna o visual atraente e chamativo é, sem sombra de dúvida, a liberdade que existe em ser o que quiser ser e vestir o que tiver vontade de vestir. Por ali, menos é pouco. A essência está em ousar mais, misturar mais, personalizar mais. E daí é só chegar do seu jeito. Sem julgamentos.

harajuku_poltrona22

Flickr: Gavin Anderson

harajuku_poltrona22

Flickr: Harald Johnsen

Gostou do estilo? Quer se inspirar? Se liga nessas dicas de como se vestir no estilo Harajuku.

 

Pois bem, terminamos o passeio. O mapa abaixo vai ajudar você a se localizar na andança por essa região. É só seguir o fluxo e curtir bastante.

Esse foi mais um pedacinho de Tóquio mostrado pra você aqui no Poltrona 22. Já segue a gente nas redes sociais? Te espero na nossa fanpage do Facebook e no @poltrona22 do Instagram, ok?

Até o próximo destino, em alguma poltrona por aí.

6 comentários sobre “Tóquio: a excêntrica Harajuku

  1. Harajuku é ótimo, não? Quando visitei , eu fiquei espantada com tantas esquisitices… rss Alguns minutos andando , dá até pra se acostumar , mas é engraçado ver as pessoas se transformando ali. Afinal os japoneses são tão reclusos que é inimaginável tamanha revelação. rsss

    Curtir

  2. É o meu bairro preferido!

    Em 2009, quando fui pela primeira vez, ia à espera de ver aquele aglomerado de jovens super alternativos que se juntavam na ponte aos domingos, mas já vi muito poucos. Em 2015 não vi nenhum…Acho que essa característica do Harajuku foi se perdendo com o tempo mas não deixa de ser um sítio ótimo para nos inspirarmos caso gostemos de moda alternativa!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s