Banksy em Amsterdam

poltrona22-banksy

Amsterdam é uma cidade lotada de museus. Tem pra todo tipo. Alguns são bem “pega-turista”. E se você for empolgado vai acabar pagando pra entrar no museu do sexo, da maconha, da tortura, das bolsas, do queijo… enfim, uma infinidade. Só acho que no meio de tudo isso deveria ter um museu para aquelas batatas-fritas que são vendidas em cones nas ruas. Com aqueles diversos molhos tão condimentados. Hummm… Essas sim mereciam um super destaque!

Mas já que aqui no blog a pegada é dar dica de coisa boa, bora lá! Em Amsterdam tem a Museumplein, que é conhecida como a praça dos museus por abrigar os 3 principais museus da cidade. Rijksmuseum, Van Gogh Museum e Stedelijk Museum. Todos dignos de uma visita! Bom, talvez o último nem tanto. Mas daí depende muito do conteúdo que estiver em exposição lá quando você estiver lá. Nunca saberemos!

Ah, a famosona placa I Amsterdam também fica nesse pedaço da cidade. Sempre lotada de turistas. Não importa a época do ano. Faça chuva ou faça sol. Gente subindo em tudo quanto é letra em busca da foto mais irreverente e ousada possível. Uma bagunça mas que é parada obrigatória por lá. Não custa perder um tempinho fazendo suas vezes de turista e tirando uma foto na placa. Nem que seja só uma selfiezinha tímida com um monte de gente pendurado e pulando no fundo. Faça a sua foto, faça a sua parte!

poltrona22-banksy

~ selfiezinha ~

No meio disso tudo tem um campo enorme de grama (ou não dependendo da época do ano) onde as pessoas ficam sentadas/andando/paradas admirando a paisagem. Esse pedaço é muito lindo! O céu de lá é lindo! E no meio do caminho entre um museu e outro tinha uma casinha. Tinha uma casinha no meio do caminho. E tinham uns balões vermelhos em forma de coração na entrada dessa casinha. E olhando de perto descobrimos que a casinha era uma museu. E que os balões na entrada eram por conta da exposição do Banksy numa alusão à uma de suas obras mais conhecidas, grafitadas e reproduzidas pelo mundo todo, a Balloon Girl.

Banksy é um artista inglês que ficou famoso por ser ativista e provocativo. Sua arte é subversiva, crítica, sarcástica. Nesse movimento de contracultura, com a arte acontecendo por toda a cidade e transformando-a numa imensa galeria ao ar livre, ele conseguiu despertar a atenção de todos e atualmente suas intervenções e grafites são super famosos e badalados pelo mundo inteiro.

A arte de rua que ele produz ganhou tanta notoriedade, e ele ganhou tanto renome com isso, que logo na sua primeira exposição em Los Angeles as filas eram quilométricas e estavam cheias de famosos e celebridades. Suas obras saíram das ruas e ganharam definitivamente as galerias de arte e hoje em dia há quem pague verdadeiras fortunas por um original do Banksy na parede de casa.

Banksy, que na verdade é um pseudônimo pois sua identidade é oculta e ninguém sabe quem ele realmente é, talvez seja o grafiteiro mais pop do mundo!

poltrona22-banksy

poltrona22-banksy

 

The Modern Contemporary (Moco) Museum, onde a exposição acontece, é relativamente recente em Amsterdam. Foi inaugurado em abril de 2016 com foco em artistas modernos e contemporâneos que sejam pioneiros e protagonistas em vários movimentos artísticos. Banksy, Andy Warhol e Salvador Dalí deram início às exposições que o Moco abriga. O museu foi instalado numa casa com design arquitetônico de 1904 que é uma graça por fora e funciona super bem como museu por dentro. Tem algumas salas no primeiro piso, mais algumas no primeiro andar e outras tantas no subsolo, onde se encontra também a loja do museu. E onde se encontra também um moletom preto com a Kate Moss estampada que na época da minha visita não tinha meu número (GG) mas que se alguém quiser ir lá e comprar e me mandar de bom grado, eu ficaria bem grato.

O Moco Museum fica aberto diariamente das 10 às 18h e a entrada custa 12,50 euros para adultos. A exposição do Banksy vai até o dia 31 de agosto de 2017. Ainda tem três meses para ir lá conferir. E o verão europeu só tá começando. Corre que dá tempo!

 

4 comentários sobre “Banksy em Amsterdam

  1. Ameiii . Seu blog está cada dia melhor. Quando fui não havia o Moco mas eu nunca teria todas estas informações sobre o artista para entrar. E concordo plenamente sobre as batatas, são magníficas!! Beijos e cada vez mais sucesso mon ami.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s