É tudo de chá verde! 🍵

E não é que o chá verde, ou melhor, o matcha, é um dos sabores mais populares do Japão?

O matcha é o chá verde moído até ser reduzido a pó. Existe todo um ritual para sua preparação, desde a plantação até a colheita das folhas e a forma como é triturado. Pra saber mais sobre a história do matcha não há lugar melhor que na página da nossa amiga wikipedia.

A preparação do chá é bem simples e rápida; consiste em colocar aguá quente sobre o pó e misturar lentamente. O sabor é diferente do chá verde comum que conhecemos aqui no Brasil mas não chega a ser tão amargo. E por ser em pó, ele é usado em várias receitas e você encontra várias coisas sabor matcha no Japão. Olha só:

 

Na boa, tem gosto de manteiga. Nenhum gosto de chocolate! #decepção

 

 

A maior fila pra comprar esse sorvete dentro do Pavilhão Dourado em Kyoto! E com a eficiência japonesa tudo acontecia rapidinho. Era pagar e pegar o sorvete! Tinha ainda uma versão com baunilha e um outro que era cinza! Bem estranho!

 

 

Esses eu não provei! =(

 

 

Já experimentou esse palitinho chamado Pocky? O de chocolate é uma delícia. Em São Paulo, na Liberdade, é fácil de encontrar. Aqui custa uns dez reais. Lá, menos de 1/3 do preço e de diversos tipos diferentes e vendendo em todos os lugares da cidade. Até em farmácia!  O gosto?! Meio de manteiga igual o Kit Kat… 😒

Por fim, a melhor forma de se consumir o matcha é em pó mesmo. Original. Quentinho. No inverno. Amargo na medida. As outras guloseimas que provei deixaram a desejar. Talvez o sorvete de casquinha não. Gostei do sorvete. Mas pra mim, quando o matcha é misturado ao chocolate, não orna. Fica um gosto amanteigado meio amarguinho que não tem necessidade, sabe?!

 

10 comentários sobre “É tudo de chá verde! 🍵

  1. Os japinhas que trabalham comigo só tomam matcha. (Também pudera, o café árabe é horrível!) O mais interessante é a maneira de tomarem, fazendo aquele barulhinho que para muitos é irritante. É tradição sugar líquidos como chá e sopa fazendo barulho… Já incorporei a tradição, não me julguem!

    Curtido por 1 pessoa

    • Hahahahahaha boa! Eu incorporaria facilmente tb! 😉
      Jura que o café árabe é horrível?! Como é? Forte? Fraco? Na Turquia tinha um que vinha cheio de pó no final. E isso era péssimo! 👎🏼

      Curtir

      • O café árabe é lindo de se ver e horrível de se beber. Vem em um bule todo lindo, dourado, característico, copinhos coloridos com bordas pintadas em dourado, ou xícaras no mesmo estilo. Para minha surpresa ele não tinha cor de café, tinha cor de coco de neném, esverdeado. A mistura do café com o cardamomo, uma espécie de gengibre, condimento que dá o tom do café. Paguei caro, tomei o bule todo. Tentei com açúcar, sem açúcar, quente, frio, e o resultado foi uma tremenda azia, e a descoberta de seu efeito laxante… Quer experimentar??? Risos

        Curtido por 1 pessoa

      • Credooo! 🤢 Pude sentir daqui! Como conseguiram estragar uma bebida tão maravilhosa quanto café né?! Depois disso nem dá pra ter birra dos “cháfés” que a gente toma por aí… pelo menos não tem nenhum efeito desagradável depois! Hehehehe

        Curtir

  2. HAHA verdade. Fui para o Japão não gostando de chá-verde, mas não tem como…ou você toma ou não tem mais o que tomar (os sucos são muito ruins!). Conclusão: voltei até que gostando de chá verde.

    Curtir

  3. Pingback: Sushi a jato no Japão 🍣  | Poltrona 22

  4. Pingback: Tóquio: no ritmo frenético de Shinjuku | Poltrona 22

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s