Japão checklist basicão

E vamos dar prosseguimento aos trabalhos com uma sequência maneirinha de como organizar sua viagem pro Japão.

File_000

kanji (漢字)

1° passo – comprar as passagens aéreas numa promoção muito boa, fazendo umas paradinhas estratégicas pra não chegar quebrado feat. destruído em Tóquio e, de quebra, conhecer outro(s) país(es) e dar aquela carimbada no passaporte que a gente tanto gosta.

2° passo – o Japão precisa de visto. E para solicitar o visto você tem que ter um cronograma da viagem. Então pra isso a gente chega no 2° momento de decisão, que é escolher todas as cidades que a gente quer visitar, planejar o tempo em cada lugar, as datas e as pernoites, os locais onde da pra fazer bate-e-volta… esse segundo passo parece complicado mas é legal. Pra mim, é o próximo que pega!

3° passo – escolher os hotéis. Eis a problemática do processo todo. Hotel no Japão é muito caro. Em Tóquio, que é onde você vai passar o maior tempo ou todo o tempo da viagem, é caríssimo. Se você não tem problema de gastar dinheiro com isso, ok. Tem hotéis muito bons certamente. Se você prefere gastar o seu dinheiro em outras coisas, que também serão meio ‘carinhas’ por lá, vamos em frente. Muito em breve farei um post com todos os hotéis que fiquei e as impressões que tive sobre cada um.

file_000-14° passo – o visto. Pegar essas informações, colocar tudo junto num papel, anexar um monte de documentos e ir ao Consulado. Logo vai rolar por aqui um resumão pra solicitação do visto pra não ter erro caso você, como eu, opte por tirar o visto sozinho e por sua conta. Missão tranquila, já adianto. Funciona muito bem aqui como tudo no Japão. Pra quem não é de São Paulo talvez seja o momento de ir num despachante que faça o serviço pra você e cobre uma quantia razoável por isso. Faz parte!

5° passo – o passe de trem. Você já sabia de antemão que precisaria dele e já estava tudo previamente acertado em relação às datas para utilizá-lo. Mas tem que esperar o visto sair pra poder comprar o bendito. Daí é só ler esse post aqui pra comprar direitinho.

6° passo – comprar os ienes, colocar na carteira (uma bem grande porque as notas são gigantescas) e segurar a ansiedade de chegar lá e começar a torrar tudo ensandecidamente. Brincadeira. Não é pra gastar feito louco não. Mentira, é verdade. Dá vontade sim de sair comprando tu-do!

7° passo – fazer as malas. Aqui a dica de ouro é levar uma vazia. Fazer caber tudo numa mala menorzinha e colocar ela dentro da mala grande pra despachar. Como viajei no inverno foi um pouco difícil pra mim porque tudo de frio ocupa muito mais espaço. Mas ‘meio que’ consegui. Obviamente, tive que sentar na mala no final da viagem pra bichinha fechar. E abrir o extensor também. Mas assim, não sou consumista, tá?! As roupas de frio é que ocupam muito espaço! 😉

PS.: esse post não quer incitar o consumismo em ninguém. Pra isso vou deixar uma dica de leitura para os meses que antecederem a sua viagem.

Marie Kondo – A Mágica da Arrumação. A Arte Japonesa de Colocar Ordem na Sua Casa e na Sua Vida. Editora Sextante.

marie-kondo

“A mágica da arrumação se tornou um fenômeno mundial por apresentar uma abordagem inovadora para acabar de vez com a bagunça. Aos 30 anos, a japonesa Marie Kondo virou celebridade internacional, uma espécie de guru quando o assunto é organização.
Você vai descobrir que grande parte da bagunça em sua casa é composta por coisas dispensáveis.

Prático e eficiente, este método não vai transformar apenas sua casa – ele vai mudar você. Rodeado apenas do que ama, você se tornará mais feliz e motivado a criar o estilo de vida com que sempre sonhou.”

Achei bem pertinente. Esses japoneses são foda, não é mesmo?!

3 comentários sobre “Japão checklist basicão

  1. Pingback: Hora do visto | Poltrona 22

  2. Pingback: Onde comprar ienes? 💴 | Poltrona 22

  3. Pingback: Vou para o Japão! | Poltrona 22

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s